ENTRE EM CONTATO
- Rua da Tropicalia, 36
08061-010 - Jardim Pedro José Nunes
São Paulo / SP - comercial@jssondagens.com.br
- Atendimento:
(11) 2585-3412
Investigação Detalhada também chamada de investigação ambiental detalhada é a primeira etapa do processo de recuperação de áreas contaminadas, sendo de fundamental importância para subsidiar a execução das etapas posteriores, de avaliação de risco e definição da remediação.
Quando confirmada a contaminação de uma área através da investigação ambiental confirmatória, é necessário definir, a critério do órgão ambiental, que medidas deverão ser tomadas, para proteger imediatamente os possíveis receptores de risco identificados ao redor da área.
Estas medidas são estabelecidas a partir de uma avaliação prévia da provável extensão da contaminação; da natureza dos contaminantes, sua toxicidade e carcinogenicidade; bem como dos efeitos possíveis às pessoas, meio ambiente e outros bens a proteger, identificados no entorno da área; podendo incluir:
Sempre que existir população direta ou indiretamente exposta, as autoridades e o responsável pela área devem considerar a necessidade de adoção de medidas imediatas visando tornar o local minimamente seguro, até que sejam implantadas as medidas de remediação propriamente ditas.
Além das medidas imediatas, destinadas a resguardar os receptores de risco, até que se tenha um conhecimento mais preciso da situação, será exigida uma Investigação Detalhada da contaminação, como subsídio a avaliação de risco a ser realizada para avaliar os riscos efetivos decorrentes da contaminação e definição da remediação, constituída por um conjunto de medidas consideradas adequadas, visando eliminar todas as vias de exposição ao risco, em função da situação do local, dos bens a proteger, do uso do solo previsto ou permitido pela lei e demais condicionantes.
A metodologia utilizada para execução da etapa de Investigação Detalhada é semelhante à utilizada para a execução da etapa de investigação confirmatória. Entretanto, os objetivos são diferentes. Enquanto que na etapa de investigação confirmatória o objetivo principal é confirmar a presença de contaminação na área suspeita, na etapa de Investigação Detalhada o objetivo é quantificar a contaminação, isto é, avaliar detalhadamente as características da fonte de contaminação e dos meios afetados, determinando-se as dimensões das áreas ou volumes afetados, os tipos de contaminantes presentes e suas concentrações. Da mesma forma devem ser definidas as características das plumas de contaminação, como seus limites e sua taxa de propagação. A investigação detalhada deve buscar a compreensão dos seguintes aspectos:
A finalidade da Investigação Detalhada é, por conseguinte, subsidiar a avaliação de risco e a concepção de um projeto tecnicamente adequado, legalmente cabível e viável, para cada caso de contaminação, visando prevenir danos presentes e futuros à saúde e segurança pública, ao meio ambiente e outros bens a proteger.
A JS Sondagens dispõe de equipes multidisciplinares para atender os diferentes aspectos envolvidos nas questões ambientais de cada projeto, como engenheiros, geólogos, químicos, dentre outros. Profissionais qualificados e com vasta experiência em Investigação Detalhada.
Entre em contato com nossos profissionais e solicite informações sobre Investigação Detalhada, estamos à disposição!