Fale com a JS Sondagens
Entre em contato com nossos profissionais e solicite um orçamento.
A sondagem a percussão com torque é um método mais completo de investigação geotécnica, pelo qual se obtém informações essenciais referente ao subsolo em estudo, acrescentando à conhecida sondagem a percussão a medida de torque máximo e torque residual. Os resultados obtidos fornecem dados mais precisos para projetistas, quanto ao dimensionamento de estacas, através da determinação da tensão de atrito lateral do maciço terroso.
A sondagem SPT-T, (ensaio SPT–T), foi idealizada na década de 80, a partir da idéia de Ranzini (1988), o qual propôs a medição do torque necessário para romper a adesão solo-amostrador, logo após execução do ensaio SPT, a fim de utilizar a medida de torque para avaliação da tensão lateral de estacas em obras de fundação.
Quando solicitado, a medida do torque é efetuada ao término de cada ensaio de penetração (SPT), verificando-se a medida de torque máximo e torque residual, através de um torquímetro, devidamente calibrado, medidos em Kgf.m. As medidas de atrito lateral no amostrador padrão, obtidas pela aplicação de um momento de torção no topo das hastes do ensaio de medida de resistência a penetração (SPT), dá origem ao ensaio SPTF (Standard Penetration Test with Friction measurement) também conhecido como SPT-T.
A compilação dos dados obtidos é apresentada em perfis individuais de sondagem, nos quais são representados dentre outras informações:
Para realização da sondagem a percussão com torque (SPT-T) necessita-se de todo equipamento de sondagem a percussão, acrescentando a este o torquímetro, a chave soquete, o disco centralizador e o pino adaptador.
A medição do torque no ensaio SPT-T é efetuado após a realização de cada ensaio SPT, este executado em concordância com a NBR 6484/2020.
Com a cravação dos 45cm do amostrador SPT, através de sucessivos golpes de uma martelo batente de 65kg, após ser erguido a 75cm de altura em relação a extremidade superior das hastes, e solto, caindo em queda livre; remove-se a cabeça batente acoplada às hastes, e acopla-se o disco centralizador ao tubo de revestimento da perfuração, rosqueando-se na sequência o pino adaptador na luva onde anteriormente estava a cabeça de bater.
Acopla-se então a chave soquete ao torquímetro e os encaixa no pino adaptador. Em seguida o sondador inicia o movimento de rotação do conjunto acoplado às hastes, usando o torquímetro como braço de alavanca, perfeitamente encaixado e na horizontal, medindo assim o valor máximo obtido na rotação da composição.
Entre em contato com nossos profissionais e solicite um orçamento.